domingo, 26 de maio de 2013

PROJETO POLÍCIA AMIGA APROVADO NO PINA - 19ºBPM BEM NA FITA.


PROJETO POLÍCIA AMIGA APROVADO NO PINA
COMUNIDADE DO BODE, DOMINADA PELA VIOLÊNCIA, DEU LUGAR À POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA

FOTO FOLHA PE.

"PESSOAS NAS RUAS CONVERSANDO TRANQUILAMENTE, SENHORAS JOGANDO CONVERSA FORA NA CALÇADA E O COMÉRCIO CARACTERÍSTICO DA FALTA DE FORMALIDADE DOS BRASILEIROS VOLTAM A FAZER PARTE DA ROTINA DA COMUNIDADE DO BODE, NO BAIRRO DO PINA, ZONA SUL DO RECIFE. ANTES DOMINADA PELO TRÁFICO, PELA VIOLÊNCIA E POR UM CLIMA DE GUERRA, COMO RELATAM OS PRÓPRIOS MORADORES, A REGIÃO DEU LUGAR À POLÍTICA DE BOA VIZINHANÇA COM A CHEGADA DOS “POLICIAIS AMIGOS”.
DE ACORDO COM O LÍDER COMUNITÁRIO, MÁRIO LUCIANO DA SILVA, CONHECIDO COMO MARINHO, ANTES DO PROJETO DE SEGURANÇA ‘POLÍCIA AMIGA’ CHEGAR AO BAIRRO, A SITUAÇÃO ERA BASTANTE COMPLICADA. “ANTIGAMENTE, A GENTE NÃO ANDAVA TRANQUILO AQUI NA RUA. SEMPRE TINHA TIROTEIO E ATÉ GENTE SEQUESTRADA TRAZIAM PARA CÁ”, RELATA MARINHO, QUE NASCEU NA COMUNIDADE DO BODE HÁ 65 ANOS. ELE AJUDOU A FUNDAR A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA HÁ 20 ANOS, E PERMANECE COMO LÍDER DA POPULAÇÃO LOCAL. “ELEITO DEMOCRATICAMENTE”, COMO FALA DONA MARIA IZABEL VASCONCELOS, A BEBEL.
PREOCUPADO COM O BEM ESTAR DE SUA COMUNIDADE, O SENHOR, QUE SE LOCOMOVE COM O AUXÍLIO DE MULETAS DEVIDO A UM PROBLEMA NA RÓTULA DO JOELHO, FAZ QUESTÃO DE CONTINUAR MOBILIZANDO PARA PROTEGER SEUS CONCIDADÃOS. “O PROJETO FOI CRIADO EM 2010 E, JÁ NAQUELA ÉPOCA, HOUVE UMA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA NA CRIMINALIDADE LOCAL”, AFIRMA MARINHO. “RECENTEMENTE, HOUVE O RELANÇAMENTO DO PROJETO POLÍCIA AMIGA”, INFORMA O LÍDER.
ELE CONTA QUE HÁ UMA LINHA TELEFÔNICA DIRETA ENTRE A VIATURA DA PM E O LÍDER COMUNITÁRIO. DE ACORDO COM O NOVO COORDENADOR DA OPERAÇÃO, O CAPITÃO LUIZ FREITAS, A IDEIA É ESSA: APROXIMAR A COMUNIDADE DOS POLICIAIS. “O PRINCIPAL OBJETIVO DA PATRULHA AMIGA É INSERIR-SE DENTRO DA COMUNIDADE PARA ATUAR DE FORMA PREVENTIVA. COM O CONHECIMENTO DA ROTINA DOS CIDADÃOS E DAS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES DO LOCAL, OS POLICIAIS SABERÃO MELHOR COMO AGIR, POIS CONHECERÃO AS REAIS DIFICULDADES DAS PESSOAS”, RELATA. PARA ISSO, A COMUNIDADE VAI SE REUNIR MENSALMENTE COM OS OITO POLICIAIS DESIGNADOS PARA A ATIVIDADE - “FORA O EFETIVO LOCAL”, COMO DIZ O CAPITÃO. O PRÓPRIO ROTEIRO DA VIATURA E DAS DUAS MOTOCICLETAS USADAS PELA POLÍCIA AMIGA DO BODE SERÁ ESTABELECIDO CONFORME ORIENTAÇÃO DOS MORADORES DURANTE OS ENCONTROS.
ALÉM DISSO, UM TREINAMENTO FOI REALIZADO PARA OS POLICIAIS SABEREM COMO INTERAGIR COM AS PESSOAS. “A IDEIA É QUE O POLICIAL CONSIGA SE APROXIMAR DAS PESSOAS, QUE ELE SEJA CONHECIDO PELO NOME. ATÉ PORQUE QUEREMOS TER UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA”, DIZ O CAPITÃO, QUE COMPLETA: “AO MESMO TEMPO, NÓS TAMBÉM ASPIRAMOS CONHECER AS PESSOAS DAQUI, JUSTAMENTE PARA PODER SABER QUAL PROBLEMA UM DETERMINADO INDIVÍDUO APRESENTA”.
FOTO DA PMPE
DE ACORDO COM O CAPITÃO LUIZ FREITAS, A CHEGADA DA POLÍCIA DIMINUIU A QUANTIDADE DE HOMICÍDIOS. ENQUANTO A MÉDIA DE ASSASSINATOS NOS BAIRROS DO PINA E DE BRASÍLIA TEIMOSA, JUNTOS, ERA DE OITO MENSAIS, ATUALMENTE REDUZIU-SE PARA UMA MORTE EM DECORRÊNCIA DE VIOLÊNCIA AO MÊS. “O RESULTADO JÁ APARECE, MAS QUEREMOS ERRADICAR ESSE PROBLEMA”, DIZ O POLICIAL MILITAR, VINCULADO AO 19º BATALHÃO A PMPE.
AMBOS OS PROJETOS, A POLÍCIA AMIGA E A PATRULHA DO BAIRRO, VISAM TRAZER OS POLICIAIS PARA PERTO DA COMUNIDADE. OS DOIS POSSUEM UM NÚMERO TELEFÔNICO DIRETO PARA COMUNICAÇÃO VELOZ COM OS MORADORES, MAS EXISTEM DIFERENÇAS. SEGUNDO O CAPITÃO LUIZ FREITAS, A 'AMIGA' É MAIS AMPLA. “A PATRULHA ESTÁ PRESENTE PARA GARANTIR A SEGURANÇA, MAS PRECISAMOS INTERAGIR COM OS INDIVÍDUOS”, INFORMA O CAPITÃO QUE JÁ POSSUI 20 ANOS DENTRO DA CORPORAÇÃO E DECLARA TER APTIDÃO PARA TRABALHAR COM AS PESSOAS, COMO JÁ FEZ EM TIMBAÚBA, NO PASSADO.
APESAR DE ESTAREM NO MESMO SETOR, OS PMS AMIGOS ATUAM DE FORMA DIFERENTE, POIS É UMA POLÍCIA “EDUCATIVA”. “SÃO OS CHAMADOS POLICIAIS EDUCADORES, NÃO PREOCUPADOS APENAS EM PRENDER, MAS EM DAR QUALIDADE NA RESPOSTA AO PROBLEMA”, EXPLICA. “OUTRO PRINCÍPIO QUE A DIFERENCIA É O EFETIVO SER PERMANENTE, POIS COM A ROTATIVIDADE A POPULAÇÃO NÃO CRIARIA UM VÍNCULO COM AQUELES POLICIAIS”, EXEMPLIFICA.
PARA O COMANDANTE-GERAL DA PMPE, O CORONEL JOSÉ LOPES, A FILOSOFIA DOS DOIS GRUPOS É A MESMA. “HÁ TODA UMA FORMA DE APROXIMAR-SE DO INDIVÍDUO. ORIENTAMOS OS POLICIAIS QUE ELES DEVEM ABORDAR A POPULAÇÃO DA MESMA MANEIRA QUE FARIAM COM SEUS FILHOS, SEUS PAIS”, CONTA O CORONEL. “A PM DEVE SER A PROMOTORA DOS DIREITOS HUMANOS, E NÃO SUA VIOLADORA”, CONCLUI.

DE ACORDO COM A SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL (SDS-PE), O PROGRAMA CONTA COM 175 VIATURAS, DISTRIBUÍDAS ENTRE 103 PATRULHAS. JÁ A POLÍCIA AMIGA AINDA ESTÁ SE REESTRUTURANDO, COM A RETOMADA EM RECIFE, NOS BAIRROS DO PINA, SANTO AMARO E TORRÕES, E EM ALGUMAS LOCALIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR), JABOATÃO, ITAPISSUMA E NO DISTRITO DE PONTE DOS CARVALHOS, NO CABO DE SANTO AGOSTINHO. FOLHA DE PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário