terça-feira, 19 de agosto de 2014

MARINA SILVA PODE SER A PRESIDENTE DA REPUBLICA DIZ PESQUISAS.



RIO e SÃO PAULO — Com 21% das intenções de voto na pesquisa Datafolha, Marina Silva, a ser oficializada candidata do PSB à Presidência, começa a disputa com quase o triplo das intenções que Eduardo Campos tinha na sondagem de julho, quando somava 8%. Segundo o Datafolha, Marina está em segundo lugar, um ponto à frente do tucano Aécio Neves, que tem 20%, configurando um empate técnico. A petista Dilma Rousseff lidera, com 36% das intenções de voto.

Na simulação de um segundo turno, porém, Marina vence Dilma. A ex-senadora teria 47% contra 43% da presidente. Em um segundo turno com o tucano, Dilma venceria com 47%, enquanto Aécio teria 39% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa, realizada nos dias 14 e 15 de agosto e que ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro no TSE é o BR-00386/2014.

No entanto, ainda que Marina apareça em segundo na disputa, cientistas políticos ouvidos pelo GLOBO creem que esse resultado esteja “acima do real por conta do efeito luto”. Diretor do Datafolha, Mauro Paulino, porém, destacou o avanço que a candidata teve sobre o eleitorado então indeciso ou descontente. O desafio agora, segundo ele, é consolidar essa intenção:

É uma eleição que se torna ainda mais imprevisível. Num primeiro momento, Marina conseguiu atrair o eleitor que estava sem candidato. Entre esse eleitorado há uma grande maioria que está buscando algo novo e moderno na política. O grande desafio dela, a partir de agora, é convencer esse eleitorado de que, apesar do perfil conservador, pode representar a modernidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário