quinta-feira, 9 de outubro de 2014

AÉCIO NEVES FARÁ O PRIMEIRO COMÍCIO DO 2ºTURNO EM SERINHAÉM, MATA SUL DE PERNAMBUCO

AÉCIO VEM A PERNAMBUCO



A primeira visita do candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, ao estado vai ocorrer neste fim de semana. O tucano vem ao Recife neste sábado (11), onde visita Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos, e cumpre agenda em Sirinhaém, município da Mata Sul. A cidade foi escolhida porque foi onde Marina Silva (PSB) recebeu a votação mais expressiva do estado, 74,1% dos votos. 

Pela manhã, será realizado um ato público no Recife com lideranças políticas. Em seguida, Aécio almoça na casa de Renata Campos. Será um encontro reservado para, no máximo, 15 pessoas. À tarde, o candidato tucano segue para Sirinhaém. Lá, ele participará de uma caminhada e um comício. 

O presidente do PSDB pernambucano, deputado federal Bruno Araújo, e o atual coordenador da campanha tucana no estado, prefeito Elias Gomes, fecharam os detalhes da agenda com o governador eleito Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB). Bruno Araújo considera que, dada a importância do apoio do PSB a Aécio Neves, o governador eleito Paulo Câmara terá papel significativo no anúncio da agenda e, principalmente, na campanha. O governador eleito assumirá a coordenação da campanha de Aécio Neves no estado







Ipobe e Datafolha apontam empate técnico na corrida precidencial

Diario de Pernambuco
Publicação: 09/10/2014 20:13 Atualização: 09/10/2014 20:57

Os institutos Datafolha e Ibope divulgaram na noite desta quinta-feira (9) seus primeiros levantamentos sobre a disputa pela Presidência da República após o primeiro turno. Em ambas as pesquisas, a candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) e seu oponente Aécio Neves (PSDB) aparecem tecnicamente empatados, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No universo de votos totais, o candidato tucano, no entanto, aparece em vantagem numérica pela primeira vez, com 46% contra 44 pontos da rival petista.

Na pesquisa o Ibope, as intenções de voto em branco ou nulo somam seis pontos percentuais e 4% estão indecisos. Já o levantamento do Datafolha revela o contrário. Na sondagem considerando apenas os votos válidos, isto é, excluindo brancos, nulos e indecisos, o placar é de 51% a 49% a favor de Aécio Neves, mantendo o empate técnico dentro da margem de erro.


O levantamento mostra que, neste momento, Aécio herda 64% dos eleitores de Marina Silva (PSB) no 1º turno, enquanto Dilma fica com apenas 18%. O tucano colhe seus melhores resultados na Região Sul, onde lidera por 61% a 33% dos votos totais. No Sudeste, ele também está à frente, mas com vantagem menor: 48% a 38%. No Norte/Centro-Oeste, há empate técnico: 46% para Aécio e 43% para Dilma. No Nordeste, a candidata do PT venceria por 59% a 32% se a eleição fosse nesta quinta-feira.

A intenção de voto em Aécio cresce à medida que aumenta a renda dos eleitores: 33% entre os que ganham até um salário mínimo, 36% entre os que recebem de um a dois, 51% na faixa de dois a cinco e 63% acima disso. Com Dilma, a progressão é inversa: 58%, 52%, 39% e 29%, respectivamente. Os dois concorrentes estão empatados no eleitorado católico: 46% para a petista e 44% para o tucano. Entre os evangélicos, Aécio lidera: 49% a 39%.

Apenas 11% dos eleitores dos dois candidatos admite repensar o voto até o dia da eleição - para 85%, a decisão é definitiva. Outro sinal do alto grau de definição é o fato de o resultado da pesquisa espontânea estar muito próximo do da estimulada: 44% a 42%.

A atual presidente ainda tem a maior taxa de rejeição: 41% afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Outros 33% respondem o mesmo em relação a Aécio, e 18% dizem poder votar em ambos. Dilma é vista como favorita para vencer a eleição por 49%. Outros 40% dizem acreditar que o candidato do PSDB será o vencedor. 

Com informações da Agência Estado.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário