quinta-feira, 6 de novembro de 2014

EITA LÁ, NINGUÉM SABE SE É VERDADE OU MENTIRA OS DADOS DO GOVERNO DO PT



A decisão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de segurar dados e análises sobre pobreza e desigualdade baseados na Pnad abriu uma crise no órgão. O argumento oficial do Ipea é de que a Lei Eleitoral impede a divulgação dessas informações.

Internamente, o diretor de Estudos e Políticas Sociais, Herton Ellery Araújo, já colocou o cargo à disposição. E disse que deixará a diretoria caso o Ipea mantenha sua posição de divulgar os microdados da Pnad só depois da eleição.

O desconforto do diretor Herton Ellery já foi externado pessoalmente ao presidente do Ipea, Sergei Suarez Dillon Soares, e até mesmo ao ministro Marcelo Nery, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência.

Ele tem dito para amigos que está muito incomodado com esta situação e, de forma reservada, argumentou que haverá uso político do caso se os dados não forem divulgados imediatamente.

Procurado pelo Blog, Herton disse que não faria qualquer comentário. Na semana passada, vieram à tona dados do Iets, um instituto privado, que mostraram que, pela primeira vez em 10 anos, a miséria parou de cair no país. O cálculo foi feito com base em dados da Pnad. O Ipea, que realiza estudo semelhante, não divulgou suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário